Como são feitas as camisetas de algodão Nos Alpes?

As camiseta são objeto de estilo de vida e moda, e há anos nos representam e fazem parte da nossa rotina. Basta olhar a sua volta, e com certeza vai reparar em alguém usando uma camiseta. Mas nem sempre imaginamos o processo fabril e a dimensão que envolve produzir uma camiseta de algodão. Usar a natureza requer muito amor e carinho, por isso você deve conhecer como esse processo lindo acontece. Conheça como são feitas as camisetas de algodão Nos Alpes e que visam o consumo consciente e a sustentabilidade. Dependem do capital humano de inúmeras pessoas e principalmente no uso correto dos recursos naturais.

A cotonicultura

A cotonicultura é o processo agrícola da produção de algodão. Esse termo é originado do cotton, nome em inglês dado à fibra de algodão. Nesse processo rural, é realizado o plantio da espécie botânica Gossypium. O algodoeiro é uma planta exigente quanto ao seu solo, que deve ser rico em nutrientes. As condições climáticas são muito relevantes para a produção, pois a colheita da safra depende do volume de chuvas e da qualidade do solo. A safra do algodão acontece uma vez ao ano, e todo o seu ciclo precisa de cuidado especial e boas práticas de agricultura.

O consumo de água para a produção agrícola do algodão é importante. De acordo com a Abrapa - Associação Brasileira dos Produtores de Algodão, o Brasil é campeão mundial em produtividade nas lavouras de algodão em regime sequeiro. A necessidade de irrigação acontece em alguns momentos do ciclo de produção. O algodão é plantado e se desenvolve em épocas de chuva, sem a necessidade de irrigação artificial, e a colheita é feita nos períodos mais secos. No Brasil, em torno de 4% da produção nacional, precisa-se da irrigação artificial, diferente de outros polos espalhados pelo globo, que precisam de até 95% de irrigação artificial na sua produção. (dados de 2018/2019)

better cotton initiative

Algodão Sustentável

O Brasil tem se tornado referência na produção de algodão sustentável. O consumo de recursos naturais de forma consciente não compromete as forças de produção e tampouco os ecossistemas. As boas práticas agrícolas, a valorização e a segurança dos trabalhadores são pilares fundamentais. Essa promoção de ideais positivas se torna reflexo no desenvolvimento socioeconômico.

Uma das entidades internacionais que possuem itens de verificação para a aplicação do selo de transparência e sustentabilidade na produção do algodão é a BCI - Better Cotton Initiative. Para que um produto obtenha o selo da entidade, é necessário estar de acordo com 225 questões ou itens de verificação para o diagnóstico de propriedade e 179 questões ou itens de verificação para certificação da propriedade. São requisitos de extrema importância com base nas diretrizes da economia viável, justiça social e a correta exploração ambiental. Nossas camisetas de algodão possuem o selo Better Cotton Initiative e essa é uma forma de demonstrar nosso respeito e cuidado com o meio ambiente.

Criando o tecido

Após o processo do plantio do algodão, vem o processo pós colheita, onde o material é levado para a usina de beneficiamento. Nesse processo, a fibra recebe a limpeza das impurezas, é compensada e então distribuída. É nesse processo que as entidades reguladoras emitem o código de barras ao fardo, para então obter a rastreabilidade do algodão. Após o beneficiamento do algodão é a hora da fiação. Existem maquinários adequados para esse processo, que vão transformar a fibra em linha, para ser encaminhada à tecelagem.

Na malharia e tecelagem, os fios se unem em tramas, formando o tecido. Aqui vamos encontrar padronizações, textura e cores que serão encaminhados para as confecções. A malharia, com a qual as nossas camisetas são produzidas, vão além, e possuem eficiência energética em todos os maquinários e usam lâmpadas de led, reduzindo o consumo de energia..

Economia de água e responsabilidade ambiental

A responsabilidade dos recursos naturais como a água é extremamente importante no processo de tingimento do tecido. Geralmente para que o tingimento e a fixação da cor no tecido não desbote, podem ser usados até 80 litros de água para até 01 quilo de tecido. Trabalhamos com um processo de tingimento do tecido que consome até 70% menos água e energia do que os processos convencionais, por meio de uma gestão eficiente e sustentável. Também faz parte do programa ZDHC - Descarte Zero de Produtos Químicos Perigosos, que contribui na proteção da biodiversidade e dos lençóis freáticos.

economia de água

Confeccção e estamparia

Quando o tecido já está disponível na confecção, vamos encontrar os moldes de costura, que são os tamanhos das camisetas e suas formas, sejam femininas ou masculinas. Nossas camisetas são confeccionadas por costureiras que moram na cidade de Londrina-PR, favorecendo a produção local. E, nesse caso, a promoção da economia circular se torna agente de desenvolvimento econômico e social.

A impressão das estampas na camiseta tem um papel importante em nosso processo de fabricação, pois vão representar o nosso estilo de vida outdoor. No mercado de estamparia encontramos algumas formas de impressão, que são a sublimação, ou serigrafia (ou silk screen) e a impressão digital. Nós trabalhamos com o processo de impressão digital (DTG) que nos permite ter uma liberdade infinita na hora de de criar as estampas mais incríveis do cenário outdoor brasileiro. Esse método de impressão não faz uso de água ou métodos que poluem o meio ambiente. A tinta usada na impressão é livre de metais pesados, substâncias tóxicas, subprodutos em animais, sendo segura para crianças e bebês e 100% biodegradável.

impressao direct dtg

Consumo consciente e vida outdoor

Quando compramos uma camiseta, o nosso desejo é o de adquirir um produto de qualidade e de também de sermos representados. Quase todo mundo já viveu uma situação em que recebeu algum elogio (ou crítica) pela roupa que está usando. E a camiseta não foge desse espectro já que, através de nosso vestuário, podemos dar voz para aquilo que amamos e acreditamos. Desde engajamentos ambientais, políticos e sociais, as camisetas são uma forma de expressão.

O nosso foco vai muito além de comercializar camisetas, Desejamos trazer uma reflexão sobre como o nosso consumo pode impactar de forma positiva o meio ambiente. Fazemos uso da produção consciente e sob demanda, criando camisetas que realmente os amantes da natureza desejam, eliminando a criação de grandes estoques e que não serão consumidos de forma adequada. Quando você realiza um pedido em nossa loja, destinamos alguns dias para produzir e enviar seu pedido com muito amor e carinho a você e à natureza.

O mais legal é que grande parte das estampas que você encontra em nossa loja foram criadas por artistas, ilustradores e designers que são praticantes de esportes outdoor. Por meio do trabalho colaborativo, uma parte do lucro das vendas das camisetas de cada coleção é destinado ao parceiro collab. Valorizamos também as montanhas e as áreas naturais espalhadas pelo Brasil. Por meio de nosso trabalho, apoiamos causas socioambientais.

Por isso, muito mais que uma marca, nós promovemos um estilo de vida outdoor que, na prática, exalta seu amor pela natureza!