O Paraíso é aqui e no AGORA

Encontramos em muitos grupos de crenças a idealização de um paraíso após a morte. Creio que o paraíso está aqui e agora, dentro dos nossos corações e na oportunidade de observar a natureza e sua relação com o universo. O Planeta Terra, que poderia também ser chamado de Planeta Mar ou Planeta Azul em sua maior proporção é formado pelo elemento água, e sua relação é extremamente importante, pois é fonte geradora da vida. Temos então uma enorme responsabilidade pela proteção das nascentes de rios, mares e oceanos. Que em cada visita a uma cachoeira ou praia, podemos estar conscientes das atitudes que impactam o meio ambiente, cuidando do nosso lixo, pois não se esqueça, como falei no início do texto, acredito que o paraíso está aqui e agora.

litoral-paranaense

Foto do fim de tarde na Ilha de Superagui, por Jonathan Kiko

Parque Nacional do Superagui

O Parque Nacional do Superagui está localizado no litoral norte do estado do Paraná, no município de Guaraqueçaba. A visitação é aberta ao público, promovendo a economia circular as comunidades caiçara por meio do turismo. A região além de ser paradisíaca, possui algumas espécies de animais ameaçadas de extinção, inclusive endêmicas (se desenvolvem em regiões restritas), um dos principais motivos de ter se tornado um parque nacional de preservação e conservação da fauna e flora e patrimônio natural e histórico do Paraná.

litoral-do-parana
litoral-paranaense

O Parque Nacional do Superagui está localizado no litoral norte do estado do Paraná.

Conforme o ICMBio pelo site do Ministério do Meio Ambiente, “o Parque foi criado em 1989 e ampliado em 1997, passando a ter 33.988,00 ha, abrangendo outras áreas insulares e também uma área continental”. A preservação e conservação da região é extremamente importante para que o desenvolvimento natural aconteça. O impacto das ações humanas são imprescindíveis se interferidas em ecossistemas tão único como a de Superagui.

Acesso o link do site do Ministério do Meio Ambiente e confira a matéria completa https://bit.ly/2cSo4D3

superagui-parque-nacional
/ilha-de-superagui
Dica: Para conhecer a região, existem necessidades especificas, como o uso de barco para chegada a ilha e hospedagem. Saiba mais entrando em contato conosco :)

Cultura, alegria e natureza

A Ilha de Superagui além de suportar a biodiversidade natural, dá espaço também as pequenas comunidades e famílias que ali vivem, que popularmente são chamadas de caiçaras, grupos de pessoas que vivem próximas e dependem economicamente do mar. As comunidades mostram uma vivência humilde, mas principalmente alegre. Cientificamente falando, quem mora próximo ao mar leva uma vida diferente, pois esse contato promove sensações de menos pressões da rotina e mais relaxamento. Não há dúvidas, acordando todos os dias com essa vista..

rafting-tibagi-parana
"Vá pelo menos uma vez ao ano a um lugar que você nunca foi antes"

- Dalai Lama

rafting-pr

Foto ilustrativa

O ritmo musical marcante da região é o Fandango, o primeiro bem imaterial do Sul do Brasil, por conta de suas características particulares da colonização do litoral sul paulista e paranaense, oriundas dos portugueses mas com essência espanhola. O fandango é um ritmo dançante e frenético com o uso de duas violas, acordeão, rabeca e do pandeiro rural, conhecido como adufo ou maxixe. O ritmo alegre esquenta o coração dos visitante no famoso bar do Akdov. Experienciar as noites em Superagui pode se tornar surpreendente, pois além da biodiversidade rica de animais, no verão existe a possibilidade de observar os plânctons durante as noites estreladas a beira-mar. Os plânctons são microrganismos que vivem nos mares, e servem de alimento para muitos peixes, inclusive baleias. Durante as noites, pode ocorrer a incidência deles nas praias, promovendo um show natural com cores fluorescentes.

fauna-litoral-do-parana
reserva-do-superagui
Resuminho da região:
Vivência Natural100%
Improviso88%
Preservação68%
Dificuldade78%

Parque Estadual do Superagui

Vivência Natural: Estar em uma região paradisíaca como essa requer aptidão e disposição a viver longe das facilidades que a cidade grande proporciona.

Preservação: O Parque Estadual do Superagui como toda grande área de preservação enfrenta desafios para a sua conservação. Ao visitar áreas como essa, cuide do seu lixo e vá além, contribua recolhendo o lixo alheio também.

Improviso: A região não possui estrutura como em outros pontos turísticos, por exemplo a prima Ilha do Mel, mas se você tiver o espírito viajante poderá improvisar nas hospedagens quanto a banheiro, higiene e comida, mas lembre-se, tenha a consciência dos seus atos ;)

Liberdade, o sobrenome dos viajantes

Viajar é um fenômeno único que promove inúmeras emoções novas e nos proporcionam vermos o mundo com novos olhos. Na construção da história humana sempre tivemos a oportunidade de viver o desconhecido, e viajar é se proporcionar a essa sensação, a de fuga da rotina e da zona de conforto.

Visitar a região paradisíaca na Ilha de Superagui, com os seus quilômetros de praias desertas, horizontes de mar e céu encantadores, noites com tetos estrelados e chuvas de meteoros vai além de qualquer experiência de viagem praiana. Aqui, você se reconecta com o Universo e consigo mesmo.

viagem-liberdade

Contribuições de fotos por Jonathan Kiko, conheça o seu perfil no Instagram

Filho da Montanha

Filho da Montanha é sócio proprietário da NosAlpes. Montanhista, aprendiz do Universo e viajante estelar, busca por meio das palavras e da arte transmitir as conexões com a Natureza.

Tem uma aventura para contar?

Envie o relato da sua trilha, montanhismo ou escalada junto com boas fotos e vamos postar em nosso blog, vamos juntos compartilhar e ser natureza? anauê!

Gostou desse relato? comente abaixo!